Grupos de Pesquisa
Observatório de Linguagem do Sul e Sudeste do Pará
Líder do Grupo: Eliane Pereira Machado Soares
Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/721993
.jpeg)

Descrição: grupo de pesquisa dedicado ao estudos da resistência literatura (e nas artes em geral) e da teoria do Testemunho. Literatura e autoritarismo (regimes de exceção). Estudo de utopias e distopias políticas. Literaturas de Expressão Amazônica. Literatura e realidade social do sul e sudeste do Pará. Literatura e ensino de literatura.
Grupo de Estudo sobre Línguas Amazônicas: descrição, uso e planificação
Líder do Grupo: Lucivaldo Silva da Costa
Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3953437268360524
Descrição: a Amazônia oriental, em especial, a região sul e sudeste do Pará, representa o cenário característico da diversidade cultural e linguística imperante no Brasil, sendo um espaço privilegiado do plurilinguismo. Neste sentido, este grupo de pesquisa vislumbra reunir pesquisadores engajados na desconstrução ideológica da uniformidade linguística e na tarefa de descrição, análise e documentação de línguas e culturas minoritárias, bem como na descrição do funcionamento da língua em uso nas diversas situações de interação verbal e na promoção de ações de planificação linguística para essas línguas.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Literatura Infantil e Juvenil (GEPLIJ)
Líder do Grupo: Patrícia Aparecida Beraldo Romano
Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/
Descrição: o GEPLIJ pretende difundir as pesquisas em literatura infantil e juvenil que têm sido desenvolvidas na UNIFESSPA, na Faculdade de Estudos da Linguagem, desde 2017, quando a professora responsável pelo grupo retornou do doutorado e passou a integrar os Programas de pós Graduação do Instituto de Linguística, Letras e Artes, a saber, Profletras e Poslet. Além disso, há também as pesquisas desenvolvidas na Graduação com alunos de iniciação científica e também bolsistas voluntários que têm se interessado por esses estudos. Os temas desenvolvidos têm sido: Monteiro Lobato e a mediação de sua obra infantil nos dias atuais; Dona Benta como mediadora de leitura; a literatura infantojunveil e suas interfaces com o ensino na Educação Básica, a literatura infantojuvenil indígena e afrobrasileira, o gênero literatura infantil e juvenil, adaptações de clássicos infantis dentre outros aspectos a surgirem de acordo com o interesse do grupo.
Práticas discursivas: narrativas, saberes e resistência cultural
Líder do Grupo: Nilsa Brito Ribeiro
Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2423075524999292
Descrição: este grupo de pesquisa se dedica a estudos de discursos produzidos em esferas institucionais e não institucionais, tomando as narrativas de sujeitos implicados nas diferentes esferas sociais (sobretudo educacionais e políticas), para compreender as contradições próprias das dinâmicas nas quais os sujeitos interagem, as formações ideológicas e os gestos de resistência que emergem no interior das contradições sociais.
Mulheres na Literatura Brasileira do Século XIX
Líder do Grupo: Simone Cristina Mendonça
Site: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/224501
Descrição: o grupo de estudos "Mulheres na Literatura brasileira do séc. XIX" intenta refletir acerca do papel da mulher no meio letrado da época. Temos interesse no estudo das personagens femininas e também das personalidades femininas brasileiras que se dedicaram às letras e à educação. Em 2020, o grupo também passou a se dedicar ao ensino, com um projeto de monitoria. Resultados: a)MENDONÇA, S. C. 'Mulheres nos contos oitocentistas da imprensa periódica portuguesa'. DLCV/UFPB, v.13, p.149 - 160, 2017. b) Conferência no Ciclo de Debates: Literaturas, Linguagens e Interfaces, Unifesspa, 2017. c) 06 orientações de TCC. d) 03 orientações de PIBIC. e) 02 dissertações de mestrado, 2017. f) Eventos: "1º Encontro Mulheres na literatura", convidada: prof.ª Dr.ª Constância Lima Duarte, Unifesspa, 2017."2º Encontro Mulheres na literatura", convidada: Prof.ª Dr.ª Germana Sales, Unifesspa, 2018. "Roda de conversa" convidada: Cidinha da Silva, Unifesspa, 2019."
Literatura de Viagens
Líder do Grupo: Luís Antônio Contatori Romano
Site: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1314104924769092
Descrição: estudam-se relatos que se originaram nas viagens de expansão marítima, narrativas sobre deslocamentos traumáticos e obras de escritores-viajantes contemporâneos, além de literatura infanto-juvenil que tematize a viagem. Discute-se as delimitações conceituais e históricas da Literatura de Viagens, a intertextualidade e a interdisciplinaridade que esses textos envolvem, as acepções de viajante e turista, relações entre literatura e turismo. A leitura de textos de/sobre viagem pressupõe contribuições de teóricos e críticos literários, de conceitos da Filosofia Platônica e da Psicanálise de Freud e Lacan. Propõe-se compreender os propósitos ideológicos das viagens, as diferenças culturais e, sobretudo, a singularidade do olhar do escritor-viajante, que transfigura a experiência,não raro, plasmando-a em prosa-poética. Estuda-se o viajante e o turista contemporâneos a partir de crônicas de Cecília Meireles e as imagens do Brasil em textos da revista Travel in Brazil, editada por C. Meireles.
Grupo de Pesquisa em Educação Linguística para Cidadania GloCal (ELCG)
Líder do Grupo: Sweder Souza
Site: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7146996167585941
Descrição: a relação entre o Indivíduo e o Mundo enfatiza a importância da Cidadania Global numa construção Individual e Coletiva. O papel fundamental dos aspectos culturais, linguísticos, políticos, econômicos e tecnológicos, na construção da identidade do cidadão e na diversidade mundial e local, assume um ponto de vista articulado e integrado, assentado numa perspectiva de formação dos sujeitos enquanto atores sociais que convivem e agem num mundo de complexidade e diversidade, para um Letramento Plurilíngue e Intercultural que conduza a práticas potencializadas de identidades mais solidárias e plurais. Conforme as perspectivas de Aprendizagem ao Longo da Vida, Educação Integrada e Inclusiva, se faz necessário abordagens pluridisciplinares e colaborativas, em redes Nacionais e Internacionais, com espaços e oportunidades de sustentabilidade de pesquisa e de promoção de uma ciência cidadã, permeada por uma equipe diversificada de pesquisadores em contextos diversos.
Redes Sociais