Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Perfil do Egresso
Início do conteúdo da página

Perfil do profissional a ser formado

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 15h06 | Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2020, 09h36 | Acessos: 1221

O Curso deve oferecer uma formação que possibilite ao futuro professor analisar e avaliar mais adequadamente as questões linguísticas e literárias advindas de uma sociedade em transformação. Em se tratando da cidade de Marabá e região é preciso capacitar o profissional de Letras a refletir melhor sobre as especificidades da língua e da literatura, devendo esse profissional estar, portanto, inserido na pesquisa desde a graduação para ir descrevendo, analisando e compreendendo os fenômenos que contribuem para uma melhor ação pedagógica. Para isso é necessário que as diretrizes teóricas não se concentrem apenas no ensino da língua escrita, mas também no da falada. Quanto à literatura, é fundamental que o profissional a ser formado reflita sobre o diálogo entre a realidade regional e a universalidade.

É necessário que o profissional de Letras também esteja capacitado para desenvolver ações em ambientes não escolares, tais como assessorias e consultorias técnicas relacionadas a sua área de atuação: revisão e tradução de textos, assessorias e consultorias para estudos do fenômeno linguístico e cultural centrado em suas relações com a língua ou a linguagem; projetos de alfabetização; elaboração de materiais didáticos de língua materna e de literatura; projetos de interferência na área da produção literária etc.

Sem perder de vista os aspectos globais, colocamos, ainda, como parte do perfil do profissional de Letras, a capacidade de planejar, construir e colocar em prática atividades e projetos de pesquisa relacionados ao uso da língua e da linguagem, nas modalidades oral e escrita, considerando suas estruturas, funcionamento e variedades dialetais (regionais e locais), bem como as diversas expressões literárias, prioritariamente em língua vernácula.

0
0
0
s2smodern
Fim do conteúdo da página