O Licenciado em Letras - Português
O Curso deve oferecer uma formação que possibilite ao futuro professor-pesquisador analisar e avaliar mais adequadamente as questões linguísticas e literárias advindas de uma sociedade em transformação. Em se tratando da cidade de Marabá e região é preciso capacitar o profissional de Letras a refletir melhor sobre as especificidades da língua, da literatura e da educação, devendo esse profissional estar, portanto, inserido na pesquisa desde a Graduação para ir descrevendo, analisando e compreendendo os fenômenos que contribuem para uma melhor ação pedagógica. Para isso é necessário que as diretrizes teóricas não se concentrem apenas no ensino da língua escrita, mas também no da falada. Quanto à literatura, é fundamental que o profissional a ser formado reflita sobre o diálogo entre a realidade regional e a universalidade.
É necessário que o profissional de Letras também esteja capacitado para desenvolver ações em ambientes não escolares, tais como assessorias e consultorias técnicas relacionadas à sua área de atuação: revisão e tradução de textos, assessorias e consultorias para estudos do fenômeno linguístico e cultural centrado em suas relações com a língua ou a linguagem; projetos de alfabetização; elaboração de materiais didáticos de língua materna e de literatura; projetos de interferência na área da produção literária, entre outros ramos de atuação.
Sem perder de vista os aspectos globais e locais, colocamos, ainda, como parte do perfil do profissional de Letras, a capacidade de planejar, construir e colocar em prática atividades e projetos de pesquisa relacionados ao uso da língua e da linguagem, nas modalidades oral e escrita, considerando suas estruturas, funcionamento e variedades dialetais (regionais e locais), bem como as diversas expressões literárias, prioritariamente em língua vernácula.
O Perfil do Egresso do Curso de Graduação em Licenciatura em Letras - Português se caracteriza pela competência intercultural e plurilingue pela capacidade de lidar, de forma crítica, com a linguagem nos contextos oral, escrito e multimodal, e pela consciência intersocial, em uma perspectiva GloCal.
Por conseguinte, esse perfil prevê a construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências e adoção de atitudes e valores que contribuam para a construção de uma comunidade mais justa, humana e sustentável. Partindo deste enquadramento, a ideia não é apenas trabalhar com diferentes abordagens teórico-práticas relacionadas com a Cidadania Global no campo do ensino e aprendizagem do Português e das Literaturas, mas também revelar experiências concretas desenvolvidas em contextos educativos diversificados.
Por isso, em uma perspectiva GloCal, entendendo que o termo "glocal" é um neologismo que resulta da fusão dos termos "global" e "local", acoplando uma estratégia ou abordagem que combina elementos da globalização com a sensibilidade e adaptabilidade local. Enquanto a globalização se concentra na padronização e integração em escala global, a glocalização enfatiza a personalização e adaptação para atender às necessidades e preferências locais (Robertson, 1995).
Em um mundo cada vez mais interconectado e complexo, o profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua, em termos de estrutura, funcionamento e variação linguística, tanto cultural como literariamente e deve ser capaz de refletir teoricamente, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender a formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.
Para tanto, espera-se, ao término do Curso, que o licenciado seja capaz de:
(i) dominar conhecimentos não apenas de seu campo de estudos, mas também noções elementares de áreas afins; (ii) selecionar metodologias e conteúdos teóricos e práticos relevantes para atuar nos diferentes níveis da educação básica formal; (iii) incorporar e explorar as potencialidades didáticas de recursos técnicos e tecnológicos dos diferentes meios digitais em seu cotidiano; (iv) desenvolver atividades de pesquisa nas diferentes áreas das Letras em nível de Pós-Gaduação; (v) atuar como mediador especializado e crítico em meio às inúmeras variáveis de caráter social, cultural e educacional presentes tanto nos ambientes escolares e acadêmicos, quanto no mercado de trabalho em geral; (vi) dominar com proficiência as habilidades e competências envolvidas em situações de uso da língua contempladas por sua licenciatura, especialmente no que se refere à norma culta em contextos formais, especialmente seu caráter literário; (vii) possuir conhecimentos aprofundados de um repertório relativamente amplo de termos e conceitos específicos de sua área de formação, bem como a capacidade de dialogar criticamente com diferentes pressupostos teóricos e de analisar diferentes objetos linguísticos e literários; (viii) refletir criticamente sobre a língua — objeto de sua formação — e suas diferentes modalidades e usos, bem como reconhecer os diferentes gêneros discursivos; (ix) ter domínio ativo e crítico de diversos autores, obras, escolas literárias, movimentos artísticos e estéticos representativos das diferentes literaturas estudadas ao longo do curso; (x) refletir de forma crítica as questões da área da linguística e da literatura; (xi) expressar, além do empenho e da competência profissionais, uma visão ética e humanista.
Por fim, esse Egresso desenvolverá a sua atuação crítica e criativa ao longo do Curso e fora da Instituição. Isso auxiliará as suas atividades profissionais com uma visão ética e humanística na região do Sul e Sudeste do Pará. Diante disso, nota-se a importância das habilidades e competências atribuídas ao currículo do Curso.
Redes Sociais