Acessibilidade e Inclusão
A FAEL, em articulação com os demais departamentos da Unifesspa, preza pelo Direito à Inclusão. O Regulamento de Inclusão da FAEL pode ser acessado Clicando Aqui.
Em caso de Solicitação de Atendimento Especial, basta fazer a leitura do Regulamento e encaminhar a solicitação, conforme consta no Regulamento, para que possamos dar os devidos encaminhamentos.
O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA)
O NAIA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), tem como escopo assegurar a permanência de alunos com deficiência por meio de ações afirmativas que promovem a acessibilidade no âmbito pedagógico, arquitetônico, informacional, comunicacional e atitudinal no ambiente acadêmico. Entre as diversas ações desenvolvidas, o NAIA colabora com a acessibilização de materiais pedagógicos, que consiste em tornar acessíveis materiais usados em sala de aula para alunos com deficiência, garantindo a permanência desses discentes na Educação Superior. Atualmente, o NAIA conta com um acervo de materiais acessíveis para leitor de tela, destinados para pessoas com deficiência visual dentro do ambiente acadêmico, como servidores e discentes, além da comunidade externa à Unifesspa.
O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia), fica à disposição para atender tanto a comunidade acadêmica, como também a comunidade externa que pode entrar em contato com o Núcleo tanto para ter acesso aos materiais como também para trabalharem no próprio processo de acessibilização de materiais didáticos. Vale ressaltar que os materiais acessibilizados, por lei, só podem ser disponibilizados para pessoas com deficiência.
A Unifesspa faz parte da Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA) , que atua na colaboração entre instituições públicas de Ensino Superior, visando o compartilhamento de informações técnicas sobre a editoração de acervos adaptados e a cooperação de catálogos e acervos digitais adaptados, destinados ao atendimento e suporte informacional acadêmico das pessoas com deficiência visual.
Para acessar o Site do NAIA, Clique Aqui.
Redes Sociais